Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

13 de ago. de 2015

RIO DAS FURNAS EM LIVRO

            Em breve estaremos folheando e lendo mais um livro que certamente será motivo de muito interesse pela nossa região. Trata-se de um belo trabalho que resgata a história de uma importante comunidade do sul de Santa Catarina, e que recebeu o título de “RIO DAS FURNAS: 127 anos de Colonização Italiana;  2014 – Centenário de Instalação do Distrito” do Pe. Elias Della Giustina e que é o resultado de um aperfeiçoado resultado de muita pesquisa e de uma gigantesca preocupação pela veracidade das informações relatadas de busca e de investigação nas mais diferentes fontes disponíveis.
            No começo eram as matas, e os bugres a guarnecê-las. Ou, no início eram os bugres, e as matas a protegê-los...! Aí tudo começou. Vêm de longe os dados e informações com fotos interessantíssimas. É impossível que a natureza não tenha provocado no homem desatento um choque cultural e, da emoção sentida, o desejo de entendimento, respeito, comunicação, comunhão e participação na procura pelo desenvolvimento da grande região de Rio das Furnas.
            Tudo isso e muito mais iremos tomar conhecimento, passo a passo nessa pesquisa, iniciando pelo Primeiro Bloco que trata das razões pelas quais aqueles desbravadores migraram de seus países para desbravar as matas, os sonhos, a aventura. Em seguida vem o Segundo Bloco em que trata de Rio das Furnas e seus primeiros habitantes, os índios (bugres, como eram tratados); a compra dos lotes as várias fazes da colonização. O autor, Pe. Elias passa para o Terceiro Bloco onde versa sobre o tema: “Impulsionados pela Fé”,  onde aborda a vida religiosa da comunidade, os padres, as capelas, relação das famílias, fabriqueiros, etc. Seguindo em frente vem o Quarto Bloco e os “Tempos Áureos de Rio das Furnas” onde é focado a parte econômica, as terras férteis, olarias, fecularias, engenhos, comércio, transportes, Distrito, etc.  No Quinto Bloco  Pe. Elias comenta sobre os “Personagens de Rio das Furnas”; no Sexto Bloco são destacados 26 depoimentos orais interessantíssimos sobre a história de Rio das Furnas. No Sétimo Bloco o autor faz um destaque importante sobre 24 “Famílias” e um especial sobre “Outras Famílias”; no Oitavo Bloco descreve sobre “A Escola” em Rio das Furnas, versando sobre os primeiros professores, os alunos, etc.; no Nono Bloco há o espaço para os “Censos”, relação de habitantes, etc.; no Décimo Bloco, este muito importante também um registro sobre “Documentos para a História”, são 15 itens que vale a pena lê-los com a mais perfeita atenção.
            Parabéns, Pe. Elias, por mais uma autoria, agora esse trabalho de pesquisa sobre o Distrito de Rio das Furnas, história de uma vasta região e que servirá como extraordinária fonte de pesquisa  e para futuros historiadores.


                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores