Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

7 de out. de 2010

LIBERDADE

            
Ser livre é ser alguém e não ninguém. A evolução é propriedade e tendência de todo ser, por um princípio universal estabelecido na criação. A ciência evolui como a filosofia. A liberdade é o maior patrimônio da humanidade.
Aqui não se fala da evolução das espécies, mas aquela evolução social, quando o esforço individual contribui para que a sociedade se sinta mais realizada e feliz.
Todos nós evoluímos quando aguçamos mais o nosso senso crítico, a razão. Tanto pelo melhor conhecimento como pelo aperfeiçoamento da própria conduta social.
Prega-se tanto o amor fraternal e esse, obviamente, não se restringe ao relacionamento entre os próximos de nós, mas reflete no comportamento geral, no contato com a sociedade, no aperfeiçoamento da família.
Cada um de nós tem o dever de evoluir quotidianamente; deve sufocar os instintos, reeducar sua filosofia de vida e ver no próximo, não um competidor e inimigo, mas alguém que é criatura de Deus e que merece nosso afeto e boa vontade.
A evolução com liberdade é dinâmica e visível; percebe-se quando nos tornamos melhores cidadãos e melhores na condição de maior presença e participação na família.
Essa evolução deve ser consciente e equilibrada. O ser humano, antes de tudo, deve ser inteligente a ponto de transformar-se ou converter-se para seu próprio benefício, da família e da sociedade. Mas, para tanto, é imperativo que vivamos uma sociedade livre, progressista, respeitosa e tolerante.
No caminho da evolução como pessoa não há ponto de repouso, é contínuo, é perene. Quando a liberdade está em jogo, aí sim, é necessário parar para refletir. A humildade é uma coisa, a humilhação é outra. Vamos caminhar e lutar incansavelmente por inclusão social através das políticas públicas coerentes e livres; estabelecer a dignidade como um direito inalienável, assim todos poderão encontrar melhores níveis de cidadania e por conseqüência a felicidade, motivo maior da humanidade.
           

Arquivo do blog

Seguidores