Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

14 de set. de 2011

CRISE

              Depois da avalanche de pessimismo que rondou o mundo com a crise nos Estados Unidos e que agora volta a ser notícia, é bom pensarmos refletirmos um pouco sobre este assunto.  

            O mundo viu, há dez anos, os atentados às Torres Gêmeas que causaram a morte de milhares de pessoas inocentes. Depois morreram milhares de pessoas ao redor do mundo na suposta caça aos terroristas. Um mundo de morte, quando os assuntos poderiam ser resolvidos de forma diplomática. Sim, porque se houve atentados é porque tem uma causa, e a causa não sabemos, mas provavelmente há.

            Depois vem a crise. A crise, segundo o grande cientista Albert Einstein: “A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos”. Dizem até que, o bom administrador se descobre no meio da crise. Também nos deixou esta outra meditação: “A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura”.

Einstein também dizia que: “É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’”.

E segue mais pensamentos desse que foi um dos maiores cientistas que o mundo já conheceu: “Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência.”

Continuando, o grande pensador disse que: “O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar saídas e soluções fáceis”. Parece que é assim mesmo. Mas Einstein continua: “Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia”.

Disse mais ainda: “Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo”. Não são importantes, profundas e verdadeiras estas reflexões?

E para concluir: “Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

Sugiro a releitura destes pensamentos ou definições que o cientista nos transmitiu. Leia novamente, pare em cada uma delas e reflita. Quem sabe encontrará respostas para cada situação individual ou coletivamente.

A pura e simples leitura já nos ajuda, porém se houver alguma meditação sobre elas irá ajudar bem mais, com certeza.

Deus coloca na inteligência de todos nós a possibilidade de encontrarmos as saídas para cada situação nova. Basta acreditar!

Arquivo do blog

Seguidores