Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

4 de set. de 2013

ONTEM, HOJE, AMANHÃ


Um centenário de existência. Orleans tornou-se uma cidade importante, uma cidade que cresce, uma cidade que agora festeja seu centenário. Luzes, brilhos, saudades, abraços, lembranças, antigas, relatos, muita história.
Hoje uma cidade bonita, industrializada, comércio pujante, universitária. Quão difícil foi nossos antepassados, os italianos, alemães, letos, afro-descendentes, portugueses, poloneses, espanhóis, índios,... imaginemos como foi difícil o início desta cidade, como foi intricado começar tudo que temos hoje, e que graças ao trabalho dos nossos ancestrais, estamos aí usufruindo do conforto de uma cidade que está entre as mais importantes do Estado de Santa Catarina. Se formos considerar alguns setores, quem sabe estamos até entre os primeiros colocados.
Orleans, hoje, tem um grande potencial na agricultura, na suinocultura, na avicultura, uma grande produção de leite, um comércio diversificado e sempre inovando. Na indústria temos a transformação de plástico como o grande destaque. No ramo metal-mecânico não é diferente, hoje, o nome de Orleans, no tocante a área empresarial já é bem conhecido e ganhando até alguma fatia no mercado internacional.
Orleans, quem diria, ficou estagnada durante décadas pela falta de infraestrutura adequada, porém com a chegada da energia elétrica começou o desenvolvimento. Nós, que nascemos em Orleans ou elegemos Orleans para morar, devemos estar preparados para esse grande abraço de aniversário. Mas esse abraço significa algum futuro promissor, ou simplesmente uma festa de aniversário? Como está sendo pensada a nossa Universidade? Como está sendo resolvida a questão do trânsito? Os edifícios centrais ofuscaram a paisagem e, consequentemente incharão ainda mais a mobilidade urbana. Como viabilizar definitivamente o Hospital Sta. Otilia? A ponte oeste da cidade, as esculturas do paredão, a ampliação do perímetro urbano, entre outras urgências.   

Para todos os efeitos, vamos saudar o passado, viver bem o presente e fazermos um projeto, um programa para viver melhor o nosso futuro.  

EU TENHO UM SONHO

Recebi do meu prezado amigo Celso Francisco dos Santos esta pérola e repasso a todos para que reflitamos um pouco sobre a questão da liberdade, que Martin Luther King nos deixou.

Eu tenho um sonho
Dia 28 de agosto, fez 50 anos do famoso discurso de Martin Luther King.  
Vale a pena lembrar e refletir seriamente diante de tudo o que está acontecendo em nossa América.
"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, de qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!" E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro. E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas de Nova York. Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi. Em todas as montanhas, ouvirei o sino da liberdade. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo Estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro: "Livre afinal, livre afinal. Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."   28 de agosto de 1963.


JMJ = ENERGIA E FÉ

A visita do Papa Francisco deixou uma bela fotografia da igreja no Brasil e no mundo. Deixa um grande cultivo de esperança, crença na juventude, crença na fé, na justiça e especialmente nas coisas simples da vida. O papa exorcizou o capitalismo ao dizer que uma enorme parte da população mundial está vivendo na periferia da sociedade pela concentração da renda e dos meios de produção. Um Papa diferente. Um pouco ou muito de João Paulo I, muito do carisma de João Paulo II e vejam só, um Papa essencialmente filosófico. Não esperava tanta profundidade nas palavras e pensamentos do Papa Francisco. Mas bastou-me assistir a entrevista concedida ao repórter da Globo para me certificar que estamos diante de um grande líder. Estava um pouco temeroso quando Francisco dispensava o esquema de segurança, carros luxuosos, apartamento de luxo, etc., me parecia um “querer aparecer”, mas na verdade o Papa Francisco está nos dando um banho de civilidade, de humanidade e de ensinamento. Quem viver todo o seu pontificado verá. Será histórico, renovador, democrático, reformador e, com absoluta confiança, aproximará e fará com que a nossa Igreja Católica se renove e se faça presente com mais intensidade em todos os recantos da terra. Segundo o própria Papa Francisco, o papel da Igreja é ir até as pessoas, aproximar-se, sentir-se presente, assim como uma mãe faz com seu filho no colo. Acariciar o seu filho, tratá-lo com amor e com toda a atenção possível. Essa renovação já vem acontecendo, mas é preciso intensificar ainda mais. O Papa Francisco deixou imagens que irão permanecer na mente e no coração de nós que, dificilmente serão apagadas pelas próximas décadas. Parabéns aos 28 jovens da Paróquia Santa Otília que estiveram no Rio de Janeiro participando. Parabéns à Liderança do Pe. Elias. Esperava que a Jornada Mundial da Juventude fosse um grande evento, mas na verdade foi um mega evento e isso tudo graças à energia e a fé da juventude e a juventude e a fé do Papa Francisco.

MUDANÇA DE STATUS

Encontrei esta pérola e fiz uma adaptação para os prezados e prezadas leitores desta coluna.
Havia uma moça que odiava o mundo por ser cega. Ela odiava a todos, exceto seu namorado amoroso. Ele estava sempre ali para ela. Um dia, ela disse ao namorado: "Se eu pudesse ver o mundo, eu me casaria contigo."Um dia, alguém doou os olhos para ela. Quando ela finalmente tirou o curativo dos olhos, ela foi capaz de ver tudo, inclusive o namorado dela. Ele perguntou: "Agora que você pode ver o mundo, você quer casar comigo?" A garota olhou para o namorado dela e viu que ele era cego.
A aparência de suas pálpebras fechadas a chocou. Ela não esperava isso. A ideia de olhar para o namorado cego levou-a se recusar a casar com ele. Seu namorado ficou extremamente triste e dias depois escreveu um bilhete para ela dizendo: Cuide bem de sua visão, meu amor, pois antes de serem seus,... Eram meus".
Esta é a forma como o cérebro humano funciona muitas vezes quando temos "mudanças de status".
Apenas alguns lembram como era a vida antes, e de quem sempre estiveram ao seu lado nas situações mais dolorosas.
A vida é um presente!
Hoje, antes de dizer uma palavra não amável, pense em alguém que não pode falar. Antes de reclamar sobre o sabor dos alimentos, pense em alguém que não tem nada para comer. Hoje, antes de reclamar sobre a vida, pense em alguém que partiu cedo demais.
Antes de reclamar sobre seus filhos, pense em alguém que quer filhos, mas os pode ter. Antes de discutir sobre a casa suja, pense em alguém que não tem a casa para limpar ou nas pessoas que vivem nas ruas. Antes de se lamentar sobre a distância que você dirige, pense em alguém que anda a pé a mesma distância.
E quando você está cansado e reclama sobre o seu trabalho, pense nos desempregados, deficientes e aqueles que gostariam de ter o seu trabalho.
Mas, antes que você pense em apontar o dedo ou condenar o outro, lembre-se que nenhum de nós está livre de cometer erros.    
         Quando os pensamentos deprimentes querem derrubá-lo, coloque um sorriso em seu rosto, porque você está vivo ...!

         Visite o Morro da Santinha e contemple a bela natureza que lá existe e ore ao pé de N.Sª das Graças. A imagem ficou imensamente maior, então aproveite para cultivar a fé e assim fazer com que cresça ainda mais a certeza e a confiança dentro de você!

Arquivo do blog

Seguidores