Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

28 de mai. de 2014

CARTÃO VERMELHO PARA O AZUL

           “As bandeiras não tremulam. Apitos e camisetas estão encalhados nas lojas. O Brasil às vésperas da Copa, mas não está vibrante em verde e amarelo. O Brasil está vermelho. Vermelho de timidez, vermelho de ver tanta corrupção”; vermelho de ver tanta notícia não condizente com nossa história de honradez, tanto desmando e descontrole administrativo, segundo se lê e se ouve na mídia nacional. “Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos sendo calados e peitados pela corrupção. É o vermelho tingindo de adultério nosso verde e amarelo”.
O que dizer quando folheamos os jornais, as revistas e quando navegamos pela internet. O que pensar do Brasil que estamos vendo. Muitas notícias que lemos nos parecem ser de outro país, não do Brasil. As mudanças que chegaram aqui, no Brasil, não parecem ser do Brasil. Havia um político que no seu discurso sempre dizia “nesse país...” sim, por simples erro ou desconhecimento da língua vernácula ou por orientação, não citava o nome do Brasil.
Hoje até podemos pensar que há certa vontade de mudar as cores de nossa querida bandeira nacional. Vemos as familiares cores de nossa bandeira sendo mudadas em várias situações. Isso representa um grande desrespeito para com o patrimônio cultural e com o patriotismo das cores oficiais. Não podemos nem imaginar nas questões de hino, de selo, etc. Mas voltando às cores, percebe-se que na logo da Copa do Mundo não imprimiram as cores nacionais. Usaram o verde, o amarelo, o branco e o vermelho. Mas o vermelho de 2014? Será que expulsaram o azul de nossa bandeira nacional? Ou é um caminho silencioso para ir tomando conta das cores oficiais da nossa bandeira, ou mais precisamente das cores oficiais de nossa bandeira? Quem quiser dar uma olhada com mais atenção poderá verificar esta particularidade. Então poderão questionar se isso que estou escrevendo não é uma pura perda de tempo. Até poderá ser, mas o nosso inconsciente vai gravando lentamente assim como uma doutrinação e no decorrer do tempo não mais notará que as cores oficiais da nossa querida bandeira nacional não são mais verde, amarela, azul e branca. Tem até um símbolo de exportação que é uma total mistura de vermelho com verde, amarelo e outras cores. Muitos são a favor. Por quê?
            Resta-nos torcer para o quê, afinal, e para quem? Houve tempos em que a seleção brasileira em campo era chamada de a “Pátria de Chuteiras”, agora até brota um sorriso sarcástico quando se fala assim. Mas resta uma esperança. Quem consegue responder qual é essa tal esperança?


Arquivo do blog

Seguidores