Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

18 de set. de 2013

LUSSA


Ninguém deseja perder ninguém. José Carlos Librelato foi uma perda muito forte para Orleans, para a família orleanense, para o futuro de uma cidade que vez por outra tinha uma novidade naquele jovem e arrojado empresário.
Orleans tem outros empresários, outras inteligências e com o mesmo amor por esta terra. Não era somente o Lussa que tinha este privilégio, mas a diferença é que ele deixava transparecer com toda força esse seu estilo de ser.
Tantos outros bravos guerreiros já se foram e deixaram legados de lutas, trabalhos, fervor por Orleans. Muitos. Basta apenas um minuto para lembrar de ilustres nomes. E assim também foi Lussa, uma pessoa que tinha o apego ao simples, ao prático e ao rápido. Não gostava muito de assuntos demorados nem de soluções lentas para as questões tanto empresariais quanto para as questões públicas. - Se tem que fazer vamos fazer! - E tem que ser bem feito! Como costumava dizer.
Parece que continuaremos a vê-lo caminhando rápido, atravessando a rua sorrindo, olhando para os lados, abanando para um, para outro, inteirando-se de assuntos e em seguida, rápido como sempre, seguindo para o trabalho. Um estilo diferente. Tive a oportunidade de estar por perto do Lussa por um bom tempo e conheci sua forma de raciocinar cada tema, cada assunto. Bastava dizer as primeiras sílabas de uma palavra que compunha uma frase, para que ele a completasse e em seguida já desse sua opinião. Não é exagero não, o Lussa era assim, muito rápido nas entrelinhas de qualquer tema, mesmo que fosse político, econômico, esportivo, etc.
Foi um jovem batalhador que deixou marcas profundas no município e na região. Deixou exemplos de lutas. Deixou duas mil famílias ganhando o pão de cada dia agora olhando para o horizonte e a se perguntar: para onde foste, Lussa?

Mas a vida é essa surpresa permanente e que vem se repetindo desde que o ser humano começou a caminhar sobre este nosso colorido mundo. Fica a perene lembrança que dificilmente se apagará, sobretudo de seu exemplo de muito trabalho e na crença em uma vida melhor para todos. Era o que mais Lussa pensava, agia e queria ver realizado. O que não se pode, agora, é esquecê-lo após tantas homenagens póstumas.

DESFILE NOTA 100


            O desfile de sete de setembro deste ano do Centenário de Emancipação Político Administrativa do Município de Orleans foi dos mais relevantes e representativos de todos os tempos.

O tempo colaborou para que as entidades pudessem desfilar e ao mesmo tempo colocar em evidência suas manifestações culturais.
A convite da secretária da educação, Profª Eliete Bianco Zanini Damazio, estive por um longo tempo no palanque das autoridades e pude acompanhar com mais exatidão o espetáculo surpreendente. Saindo defronte o Colégio Costa Carneiro, o primeiro grupo fez um desfile primoroso, abrindo com o Fogo Simbólico, seguido pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Banda Tunísia Cascaes, APAE, AAPIO, Grupo Cáritas, Grupo da Terceira Idade, Grupo da Terceira Idade, Grupos de Produção e Renda, CRAS, CEPROVI, Rede Feminina Coral Hermelina Pfützenreuter, Coral Nossa Senhora da Glória, Coral Shalom, Pastoral da Saúde e PROART.
No segundo Grupo, agora com destaque ao desfile temático relativo ao Centenário de Orleans, as entidades e educandários desfilaram apresentando ao público verdadeiros primores. Índios, bugreiros, Família Imperial, colonização alemã, colonização italiana, estrada de ferro, curtume, indústrias, poder legislativo, história da educação, história do futebol, história do esporte, enchente de 1974, a usina hidrelétrica, a energia nas comunidades, o saneamento básico, os credos religiosos, Creche, a banda Estrela do Oriente, os escultores Paulo Afonso e Zé Diabo, a ACOL, Rui Pfützenreuter e o projeto Choro nas Escolas, do tropeiro ao helicóptero, o carnaval de Orleans, a Febave e sua fantástica evolução até a chegada da universidade – UNISUL e o CTG Orleanense.

Seria necessário muito espaço para discorrer sobre cada uma das entidades, mas o que posso dizer é que foi um grandioso desfile e que ficará marcado de forma perene nos festejos do Centenário de Orleans. Tinha elaborado, com denodado carinho, um recorte para cada entidade que seriam lidos nos intervalos, mas, somente pude ler dois recortes, os demais ficaram calados no coração da saudade para os próximos 100 anos. Mesmo assim, valeu!!!

Arquivo do blog

Seguidores