Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

24 de ago. de 2011

TRIPÉ MASSACRADO

             Participando e ouvindo atentamente a uma homilia do Pe. Elias Della Giustina, numa celebração que se realizou na Capela de N. S. de Fátima, junto ao Hospital Santa Otília, de Orleans, no dia 16 de agosto do corrente, dizia ele que a sociedade basicamente está apoiada em três grandes valores que são a Família, a Igreja e a Escola.

Além de absorver as leituras sagradas daquela celebração, paralelamente houve uma explicação sobre o tripé acima citado e que, segundo todos nós já sabemos, tanto a Família, a Igreja e a Escola estão sendo atacadas de forma massacrante. Daí em diante comecei a fazer algumas análises pessoais e os resultados que encontrei passo a compartilhar. A família porque não se vive aqueles valores que aprendemos a cultivar, valores do respeito, da educação, dos primeiros ensinamentos de boa cidadania, de convivência social, de amizade, etc. Em relação à Igreja, muitos valores que a família necessita, já não os detém, a fim de oferecer um norte mais bem definido aos filhos, ao casal e à própria espiritualidade, exatamente em função dos distorcidos valores que a sociedade implanta no inconsciente das crianças e adolescentes, principalmente. E, finalmente, com relação à Escola, também não é nada diferente.  Professores mal remunerados, aplicação dos conteúdos de forma simplificada e superficial, horários nada bem definidos, avaliações mal preparadas e a cobrança por conhecimento bastante sofrível.

Realmente, agora que estamos vivenciando a Semana Nacional da Família, é de nossa responsabilidade refletir sobre estes temas tão importantes.

E começam a aparecer dúvidas. As dúvidas vão desde a formação da família nos tempos atuais. E surgem perguntas que não se pode responder muito fácil. Há, certamente, as situações em que é compreensível, mas há situações que poderiam melhorar sensivelmente. Com relação à Igreja, penso que temos um percentual altíssimo de batizados que simplesmente não conhecem o caminho da igreja. Mas podem perguntar: a Igreja é importante nos dias atuais? E para que ela serve? Bem, mais uma vez a resposta é bastante complexa. São valores, diria. Valores éticos, responsáveis, de respeito, de cidadania, de reconhecimento das verdades, de aprendizagem comunitária, de preito de gratidão a quem tudo criou, em se tratando da fé na criação. E vêm mais perguntas, e essas são em relação à escola. Diriam, quem sabe: mas são os tempos modernos que assim exigem, são os meios disponíveis e é assim que tem que acontecer a educação.

Pessoalmente, acho que o conhecimento, a sabedoria, vem de fontes bastante confiáveis, e as fontes confiáveis estão cada vez mais duvidosas. Procura-se a Enciclopédia na Internet e achamos até a Descinclopédia, ou seja, o desaprender mesmo.

Família, Igreja e Escola, realmente estão sendo massacradas pela telinha da Televisão, pelas Novelas, pelos Jornais Noticiosos, pelas reportagens policiais, pela Internet, pelos descasos e banalizações do errado que passa a se acreditar que é o certo, e pela inversão de valores, como conclusão. Esse tripé, a bem da verdade, deveria ser mesmo é Consagrado!




















Arquivo do blog

Seguidores