Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

1 de set. de 2010

ESTÁ FICANDO DIFÍCIL

          Dizem que falar é prata e calar é ouro. Estou pronto a me calar, portanto. Tantas são as evidências que o mundo nos mostra que não há dúvida alguma de que estamos nos dirigindo para caminhos duvidosos em muitos países. Temos a experiência extremamente dolorosa com a primeira e em seguida com a segunda guerra mundial. Logo em seguida a chamada guerra fria, o muro de Berlim, e se seguiram situações terríveis por todo o mundo até nossos dias.
          Quando alguém pensa que está convicto ou que já tem a “certeza” de alguma coisa e papagueia em cima dessas pseudo-certezas, fica imensamente difícil conversar. E não dá mais para conversar política, economia, cultura, ecologia, educação, segurança, religião, família...etc., uma vez que os “conhecimentos abundantes” sobre estes temas complexos e tão importantes para nossa vida sejam de “pleno domínio”. É o que parece! Mas, aprofundando, vê-se logo que são latas vazias fazendo estrondos.
     Está difícil conversar. Primeiro porque o domínio dos assuntos são bastante heterogêneos e segundo porque não há mais como exercer o clássico diálogo.
     Segundo o dicionário Aurélio, diálogo quer dizer “fala entre duas ou mais pessoas; conversação; troca ou discussão de idéias, opiniões, conceitos; comunicação”. Apesar deste ensinamento do mestre Aurélio, é notório a prática do monólogo. E monólogo já diz tudo: fala sozinho.
          Está ficando difícil conversar porque temos de dar o tempo necessário para que o nosso interlocutor ou interlocutora também fale, também questione, conclua seu raciocínio. O que se percebe é que se começa um assunto, apenas começamos, e em seguida alguém pega a idéia e fala sem parar até que percamos a paciência de não mais querer escutar nem falar.
          Está ficando difícil conversar porque não damos tempo para a conclusão de uma idéia; não damos tempo para o interlocutor, a interlocutora também falar; não damos tempo ao tempo e o que deveria ser um diálogo passa a ser o famigerado monólogo. Aliás, o monólogo é muito interessante quando alguém está pregando, discursando, atuando, etc., mas na conversa de roda, ou na conversa entre interlocutores, é necessário haver o tempo de espaço para que o diálogo se estabeleça.
          Está ficando difícil porque a maioria quer falar sozinho, sozinha, a maioria não quer ouvir, só falar.
          Que saudades dos bons tempos em que havia diálogo!

Arquivo do blog

Seguidores