Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

20 de set. de 2012

OS NÓS DA BUROCRACIA


           Houve tempos bem difíceis para o pequeno empresário, mas passou. A desburocratização deu certo alívio no lamaçal burocrático da época. Mas, hoje as dificuldades estão de tal forma que para ser um empresário, no mínimo, teríamos que passar por um curso extensivo para, pelo menos, entender parte do que seja administrar uma empresa.

É um caos. Mas alguém tem de ver este assunto para tentar alguma modificação, ou em pouco tempo teremos poucos empresários em condições de acompanhar a rapidez com que se mudam as regras tributárias que vêm sufocando o empresariado. Não que seja ruim, porém é bastante detestada, principalmente pelos pequenos empresários que não conseguem entender o porquê de tantas exigências.

Para tudo tem senha; tem controle do estado; tem severas penalidades; e podemos até acreditar que a maioria das tais penalidades serão impostas porque o empresário não consegue entender e acompanhar.

A dedução parece simples. Tantas mudanças aconteceram que dá para arriscar dizer que hoje poucos acompanharam com consciência, entendendo, aceitando e seguindo as novas regras. Mas, não estamos falando somente dos pequenos empresários, falamos também dos profissionais de contabilidade, porque uma boa parte está batendo cabeça para poder entender e aplicar as novas normas que vão surgindo diariamente.

Por que é dito isto? Porque no dia a dia vemos as muitas reclamações. Não pode isso, não pode aquilo, não é assim, não pode ser assim, o sistema é quem está dizendo, você está pendente no sistema... e vai às alturas o tanto de exigências, sem nunca, quase, se ter com quem falar para resolver.

Por isso, para quem deseja ser empresário, primeiramente seria bom informar-se da burocracia. Inteirar-se da legislação complexa, notadamente a federal, em seguida a estadual e por último a do município.

Para aumentar a arrecadação está perfeito. Para desamarrar o pequeno empresário não funciona, porque os nós ficaram ainda mais apertados. Mas nada que não se possa resolver, porque a inteligência humana é capaz de entender, mas precisa-se de horas e horas somente para explicar como é que funciona.

Acabou o tempo de achar que “o outro faz assim então também posso”, não! Acabou o tempo do jeitinho empresarial. Acabou o tempo do “deixa isso assim, depois a gente vê” Não! A sugestão é se inteirar sempre e todo dia das novidades na área tributária e fiscal.

Sem falar na enxurrada de produtos estrangeiros que estão sufocando a indústria nacional.

Enquanto isso o tempo passa...

 

 

 

Arquivo do blog

Seguidores