Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

4 de set. de 2013

ONTEM, HOJE, AMANHÃ


Um centenário de existência. Orleans tornou-se uma cidade importante, uma cidade que cresce, uma cidade que agora festeja seu centenário. Luzes, brilhos, saudades, abraços, lembranças, antigas, relatos, muita história.
Hoje uma cidade bonita, industrializada, comércio pujante, universitária. Quão difícil foi nossos antepassados, os italianos, alemães, letos, afro-descendentes, portugueses, poloneses, espanhóis, índios,... imaginemos como foi difícil o início desta cidade, como foi intricado começar tudo que temos hoje, e que graças ao trabalho dos nossos ancestrais, estamos aí usufruindo do conforto de uma cidade que está entre as mais importantes do Estado de Santa Catarina. Se formos considerar alguns setores, quem sabe estamos até entre os primeiros colocados.
Orleans, hoje, tem um grande potencial na agricultura, na suinocultura, na avicultura, uma grande produção de leite, um comércio diversificado e sempre inovando. Na indústria temos a transformação de plástico como o grande destaque. No ramo metal-mecânico não é diferente, hoje, o nome de Orleans, no tocante a área empresarial já é bem conhecido e ganhando até alguma fatia no mercado internacional.
Orleans, quem diria, ficou estagnada durante décadas pela falta de infraestrutura adequada, porém com a chegada da energia elétrica começou o desenvolvimento. Nós, que nascemos em Orleans ou elegemos Orleans para morar, devemos estar preparados para esse grande abraço de aniversário. Mas esse abraço significa algum futuro promissor, ou simplesmente uma festa de aniversário? Como está sendo pensada a nossa Universidade? Como está sendo resolvida a questão do trânsito? Os edifícios centrais ofuscaram a paisagem e, consequentemente incharão ainda mais a mobilidade urbana. Como viabilizar definitivamente o Hospital Sta. Otilia? A ponte oeste da cidade, as esculturas do paredão, a ampliação do perímetro urbano, entre outras urgências.   

Para todos os efeitos, vamos saudar o passado, viver bem o presente e fazermos um projeto, um programa para viver melhor o nosso futuro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores