Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

10 de jul. de 2013

VIVER EM ORLEANS


É bom viver em Orleans. Temos um passado de muito trabalho e de lutas políticas. Marcas profundas existem, mas convém ressaltar que algumas delas ficaram gravadas e que foram conquistadas à preço de muita insistência e bairrismo. Éramos servidos por uma energia elétrica fornecida pela usina Hidroelétrica da Barra do Rio Novo.  Uma usina que foi construída pela Cia. Barro Branco e que serviu muito Orleans enquanto pôde, que serviu e muito.  A cidade queria crescer, mas sem  uma boa energia não era  possível. Então a Celesc se instalou em Orleans.

Nossos agricultores tinham que buscar custeios para suas lavouras no Banco do Brasil em Tubarão, até que, finalmente, foi instalada uma agência em Orleans. Vieram as Semanas Culturais. Instalou-se uma Cooperativa Agropecuária. Depois tínhamos os problemas com estradas e eis que surgem as rodovias SC-438 e SC-446, ligando Orleans às principais cidades da região e com o resto do Brasil.  Não tínhamos bom sistema de telefonia e instalou-se a Telesc; a Febave, e finalmente a universidade, o UNIBAVE.

Nossos agricultores e empresários começaram a acreditar em Orleans e iniciaram suas indústrias, construções de prédios de apartamentos, salas comerciais, casas, loteamentos, novos bairros. Orleans e sua gente, sua tradição, sua neblina, seu estilo de vida, seu carnaval, seus costumes, enfim, sua Cultura;  ostenta tantos estereótipos como: "Um pedacinho de terra que vale a pena conhecer",  "Cidade da Cultura",  "Capital da Cultura",  "Berço eterno da Cultura",  precisa continuar orgulhosa de si e de sua gente.  Orleans precisa estar de bem consigo mesma, Orleans precisa respirar a vizinhança, a amizade, a compreensão e a tolerância.

Orleans, agora, precisa mostrar-se como município próspero, respeitoso, amigo, cordial e acima de tudo companheiro. Precisamos de uma população que se cumprimente, que se fale, que lute por ideais comuns.  Por isso a necessidade que todos nós temos em dizer que: é bom viver em Orleans!

 


"Senhoras e Senhores, Autoridades e amigos...,

É bom viver em Orleans!
Não é preciso palanque,  nem de microfone,
Mas é bom viver em Orleans!
O poema fala alto e vai longe
Porque é bom viver em Orleans!
A paisagem cultivada é exuberante,
E já tem 100 anos de história.
Por isso é bom viver em Orleans!
Temos muitos sonhos a realizar,
Muitas conquistas já realizadas.
Como é bom viver em Orleans!
Senhoras e Senhores, Autoridades,
Ouçam o hino: “Foi num dia propício à cultura...”
Como é bom viver em Orleans!
Ouçam o hino: “Orleans, nobre filha de Condes...”
É bom viver em Orleans!
Orem: “Senhor!
Que nas orações de nossos textos...”
Como é bom viver em Orleans!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores