Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

6 de set. de 2012

TIRIRIQUISMO


Um absurdo! Quero concordar com o jornalista Moacir Pereira, mas me recuso. Acusar as autoridades federais por esta lamentável situação na educação também em nada resultará, ou quem sabe até receber um “cala a boca” por telefone.

Se somos a sexta economia do mundo, por que estamos em 88º colocação em termos de escolaridade e índice de desenvolvimento humano? A resposta não poderá ser outra se não a de que estão aplicando erradamente os recursos (que são muitos). A falta de vontade política talvez seja a mais possível, pois grassa uma idéia de que um povo ignorante e analfabeto é imensamente mais fácil de dominá-lo.

Vejam só, no ensino fundamental, apenas 3% são plenamente alfabetizados. É assustador pensar que existe uma massa gigantesca de alunos do ensino fundamental que se declaram alfabetizados, mas não sabem ler ou não entendem o que os textos estão informando. É muito simples, basta ler qualquer texto ou fazer qualquer pergunta de conhecimentos gerais que a batatada virá. Outra coisa, se perguntar quanto é dez por cento de vinte por cento de cinqüenta, que certamente um percentual altíssimo não saberá responder. Portanto também na matemática são analfabetos.

Mas o que quer o governo federal com tanta gente analfabeta? Como disse o próprio Moacir Pereira, no pragmatismo capitalista da China, o ensino primário tem um currículo martelando chinês, matemática, ciências, inglês, educação moral, música e educação física. Em muitas escolas públicas por aqui estão ensinando abobrinhas, disciplinas fora da realidade, que provocam desinteresse acadêmico e não educam.

A educação precisa de resposta. Como está vamos corar de vergonha perante muitas republiquetas por este mundo. O problema é de gestão, de administração, quando não carregados de ideologismos políticos, e aí mora o maior problema. Debates equivocados e a crise da educação no Brasil se avoluma. Outro fenômeno capaz de arrepiar é quanto a questão dos pais defenderem de unhas e dentes os filhos indisciplinados e violentos, agindo contra os professores. Com isso estão deseducando novas gerações.

Enquanto isso nos estressa a idéia de pensar que o tiririquismo parece ser o caminho mais adequado para as autoridades que estão “guiando” o nosso querido Brasil.

E o tempo passa... até quando?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores