Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

6 de set. de 2012

RETIRO DOS MINISTROS


 Um palestrante necessita de conhecimento sobre o tema a ser ministrado, necessita de controle da platéia, vigor física e intelectual, além de um competente processo didático para garantir o sucesso. Difícil? Não! Só que pouquíssimas pessoas têm este dom ou este prepara para tal. Nossos padres têm a tarefa praticamente diária de possuir estas virtudes, além do próprio dom. E eles têm! Uns com maior outros com relativa capacidade, mas todos têm.

            Foi possível observar no sábado passado, dia primeiro de setembro, no Morro da Santinha, das 8:30h às 16h, quando mais de 110 Ministros Extraordinários da Comunhão estiveram recebendo do Pe. Elias Della Giustina uma vasta reflexão sobre partes do Evangelho de São Marcos e que serviu principalmente para focar e mentalizar a rica mensagem do evangelista, mas também para buscar o aprimoramento e conhecimento para o exercício da tarefa responsável do ministério. Lá esteve por algum tempo o Pe. Márcio Martins, que também nos passou uma reflexão inicial, pois tinha compromissos agendados.

            Estamos vivendo o mês da Bíblia, e este ano a CNBB nos convida a estudar Marcos, o evangelista que nos brinda seus dezesseis capítulos de forma bastante profunda e que nos leva a degustar a Sagrada Escritura de forma a crescermos em sabedoria e conhecimento.

            Mas, por que estamos citando a palestra? Porque sabemos quão difícil é conseguir levar ao íntimo de cada um, individualmente, um assunto tão complexo e profundo. E Pe. Elias conseguiu, de forma brilhante, nos passar muitas informações primorosas no retiro em que também lá estivemos.

            Num brevíssimo resumo, podemos dizer que ele nos transmitiu inicialmente alguns conceitos importantes sobre o mês da Bíblia 2012; reflexões sobre a apresentação do Evangelho de São Marcos – qual é a boa notícia que Marcos apresenta?; Quem é Jesus para você?;  O que significa ser discípulo de Jesus? – o discípulo missionário de hoje; Vendo a fé que eles tinham; Não te importa que estejamos perecendo?  Tudo temas contextualizados e em sequência que ensejou de todos nós muita atenção para o perfeito entendimento, compilado numa apostila de dez laudas.

            A característica do palestrante é que, como tem domínio do assunto, foi bastante fácil a inserção dos temas em nossas memórias. Tudo regado a uma boa empatia com o público, sendo que setenta por cento já Ministros da Comunhão e outros trinta por cento novos Ministros. O resultado foi excelente, também acompanhado por boas músicas, entretenimentos e um excelente almoço preparado por membros do Movimento de Irmãos.

Um sucesso! E os beneficiários de tudo foram as famílias católicas de Orleans!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores