Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

8 de ago. de 2012

VOTO CABRESTO



Por que alguns povos continuam primatas? São menos capazes? Não são tão inteligentes quanto nós? Em pleno século 21 junto ao “boom” tecnológico, sabemos que ainda existem (ao menos no Brasil) famílias de índios extremamente tradicionais que ainda seguem seus rituais ancestrais.

Seria errado dizer que não são tão inteligentes quanto nós “urbanos tecnológicos”. Quem consegue projetar artesanalmente armas para caça com tamanha habilidade, quem explica algumas estratégias de organização no momento de caça de animais ágeis.

Alguma comparação com povos antigos pode-se perceber que todos eram nômades e praticavam coletas de alimentos. Com o tempo percebemos que era iniciada a agricultura, e a partir desse ponto percebemos diferenças.

Povos evoluindo e outros não, povos se organizando e outros não, povos originando cidades e outros não. Mas por que tal diferença se todos começaram da mesma forma?

Com muito estudo chegaram à conclusão que havia um termo determinante: a Geografia. Alguns povos por estarem em posição geográfica beneficiada tinham tempo para se desenvolver. Lugares com vegetação mais rica em proteína e mais fácil conservação, com animais de fácil domesticação e fortes para o trabalho pecuário, com climas adequados e outras facilidades.      

 Essas vantagens fizeram com que povos tivessem tempo de sobrar para pensar na sua evolução e organização.

Hoje temos problemas parecidos. Crianças têm notebooks para estudar em escolas públicas, mas seus pais não atingem uma renda suficiente para uma alimentação saudável. Você acredita que uma criança nessa situação teria concentração para estudar sendo que suas preocupações são outras? Na opinião de muitos estamos em desorganização e falta de estrutura. Parece verdadeiro que os investimentos de hoje não visam a evolução e sim o voto cabresto.  

Agora estamos (o Brasil e o mundo) assistindo ao julgamento do famigerado Mensalão. Uns dizendo que o "Mensalão" existiu, outros afirmando que o nome está errado e que o correto seria "Caixa Dois". Ambos pura ilegalidade. Os ministros julgadores parecem preferir uma soneca a ter que ouvir tanta falácia inaproveitável.

PS.: Os índios enganados com espelhinhos e objetos europeus e nós com promessas políticas. Quem é mais inteligente?

Enquanto isso, o tempo passa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores