Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

3 de mai. de 2012

BOM E MAU CAMINHO

            Sempre entendemos que o bom e o mau caminho estão diretamente relacionados com a educação que recebemos.
Se habitamos um país ou somos uma nação com regime ditatorial, totalitário, principalmente comunista, que normalmente se esconde atrás da denominação socialista, estaremos obedecendo ao que o sistema pensa que seja como correto, e pronto! Com relação à espiritualidade, à religiosidade, no nosso caso a católica, só poderemos exercê-la se o Estado assim o desejar, quando esse Estado for impositivo, ditatorial, como o exemplo acima.
Se habitamos um país ou formamos uma nação democrática, livre, ordenada, então o bom e o mau caminho seguem o curso normal e natural, na escola, na família, e, normalmente, pela orientação cristã.
E o que é o Bom Pastor? Sim, nós somos o rebanho, que apesar das nossas fraquezas, conseguimos fazer coisas maravilhosas, pois encontramos no Bom Pastor, as forças necessárias de que precisamos para seguir firme na caminhada, com o objetivo de levar conosco os nossos semelhantes às vezes desgarrados, rumo à vida em plenitude.
Jesus é o Bom Pastor que nos acolhe com imensa ternura, quando decidimos seguir os seus passos, quando decidimos deixar que Ele governe a nossa vida, pois que seus ensinamentos são democráticos, são para todos, sem exclusão.  
Precisamos nos abastecer da fonte de água viva que Jesus explica à Samaritana. E isso importa união com toda a comunidade. Precisamos ouvir a voz do pastor através da homilia que o celebrante oferece, nos explica, através das palavras, das ações e dos exemplos.
O mesmo Pastor que nos fala, também escuta o nosso pedido de socorro, nossos agradecimentos, nossas preces individuais ou coletivas.
Seu poder infinito está expresso pela natureza transbordante que nos circunda, pelo vento que nos alenta, pela água que nos sacia, alimenta as plantas, fonte de nossos alimentos. Porém, a nossa sede maior é a sede de justiça. Mesmo aqueles que se julgam auto-suficientes, pelo poder e pelo dinheiro, eles não estão totalmente satisfeitos, pois lhes falta o melhor. Falta-lhes Deus! 
Assim como o pastor conduz o rebanho ao curral com proteção, Jesus que é o nosso eterno Pastor nos conduz às alegrias celestes. E se existem muitos que não experimentam as alegrias terrenas dessa santa caminhada, é porque não deixaram ou ainda não decidiram aceitar o convite.
Na política também há muita semelhança. Ouvir as lideranças democráticas, livres, sérias, comprometidas com a verdade é ouvir o Bom Pastor no sentido administrativo, coletivo. Portanto, atenção e bom senso crítico neste momento são imperativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores