Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Contador, Escritor, Comentarista.

15 de nov. de 2012

PIMBA


           A globalização passou a ser um problema de todos e um problema local. Até mesmo uma questão da minha rua. Sim, os Estados Unidos elegeram o Barack para mais quatro anos. Mas, a crise americana afeta até aqui em Orleans. A crise americana poderia sofrer um revés se o outro candidato fosse eleito. A sociedade americana ficou radicalmente dividida, porque o Barack venceu a eleição com um percentual muito pequeno. Todos nós sabemos que os Estados Unidos passam por um problema muito grave e o problema de lá interfere muitíssimo por todo o planeta.

          Por outro lado, a China acaba de “eleger” seu novo presidente. A China é um país comunista, mas que vive um estado capitalista. Ou seja, interiormente é comunista, e externamente é capitalista. Tem um bilhão e trezentos milhões de habitantes e exporta e importa para todo o mundo. A previsão é que em 2017 passará a ser o principal país consumidor do mundo, ultrapassando os Estados Unidos. Se a China quebrar, levará junto toda a Europa, os Estados Unidos e de sobra o Brasil e muitos outros. Portanto, é bom torcer para que a China continue de pé, mas não com esta volúpia toda. O ideal seria que todos crescessem razoavelmente.

          Voltando ao Barack, é bom saber também que os ricos americanos que votaram no Barack, em tese ganharam a eleição, mas perderam. Os republicanos não votaram no Barack, perderam duas vezes, porque não elegeram seu candidato e também perderam porque a questão principal é a crise. A tal crise americana é um jogo perigoso haja vista que é uma situação tal como que alguém numa corda bamba. Vai, vai, vai, e, pimba. Cai! Enquanto tem equilíbrio, recursos, forças, e o vento soprando a favor, vai, mas chega o momento que tudo desmorona. Assim é a crise que os americanos estão tentando esconder ao mundo.

          Seria o momento de fazer como os cartolas fazem com as equipes de futebol. Quando o time começa a perder demais, troca o treinador. Seria a hora de trocar o treinador do United States Football Club, para alegria da grande torcida mundial.

            Enquanto isso o tempo passa.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores